Mozart unindo nações pós 7 x 1. A universalização da música.
- lennonstrabelli

- 27 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Olá amigos! A postagem de hoje tem um intuito de compartilhar experiências com vocês, do que propor algum tipo de discussão ou conhecimento. Essa semana, mais precisamente nos dias 17 e 18 de Maio de 2016, tive o enorme prazer de participar de um evento incrível da música Coral. O Coral Vozes Paulistanas, o qual faço parte, executou a magnífica Missa da Coroação K. 317 de W. A. Mozart (1756 - 1791), contando com a Orquestra Jovem de São Caetano, Regência de Geraldo Olivieri e do coro alemão "Neuer Kammerchor", da cidade de Heindenheim.

Na terça feira (17) realizamos um ensaio que, na verdade, tinha mais uma função de integrar os dois grupos. Foi incrível recebê-los ao som da musica "Boi Bumbá" e ver os rostos entusiasmados com nossas boas-vindas. Os diálogos em inglês, a interação em cima do palco e a disposição deles em fazer o melhor para nós, foram os pontos que mais me marcaram nesse dia. O coro é jovem, eles têm entre 18 e 25 anos. Adoram música popular e nos agraciaram apresentando duas peças que envolvem movimentos corporais e até cênicos.
Voltando ao nosso programa oficial, dava para perceber que não era a "praia" deles este tipo de repertório, por isso impostavam e projetavam pouco as vozes, no entanto, nosso grupo tentava equilibrar esse quesito a cada parte da missa.
A apresentação do dia 18, contou com 6 peças executadas por eles, apenas e, em seguida, nos unimos para a Missa da Coroação. É magnífico o poder de universalização da música, bastou o maestro delimitar o primeiro compasso e o grupo soar o primeiro acorde, que já me senti num coro único, uma enorme massa sonora, como se fôssemos todos a uma só voz. O latim não era problema para eles, apesar de algumas diferenças de dicção que foram instruções do regente deles.

Enfim, foi uma experiência incrível. Digo que todos, músicos e não músicos, devem adentrar um Coral e cantar, trocar informações e experiências, pois um país com tanta carência no ramo cultural, nos força a buscar outras saídas. Isso enriquece o ser humano, estimula o social e nos faz sentir mais próximos de uma definição real de humanidade.
Páginas do nosso Coral, para mais vídeos, fotos e informações:
Segue um trecho dessa inesquecível apresentação, espero que gostem!






Comentários